Blog

Alguns textos aqui ao serem lidos podem ser activadores de trauma, por recordarem de experiências conscientes ou inconscientes da sua vida. 

Se isso acontecer, saiba que é uma parte de si que busca reconhecimento, aceitação e compreensão pelo que aconteceu. 

Falar com quem seja capaz de acolher essa informação, ajuda, com quem não tenha essa capacidade apenas retraumatiza e pode levar a pessoa a se fechar ainda mais. 

Fazer terapia com quem entenda e tenha empatia ajuda, em 1º lugar porque quem foi vitimizado precisa de uma testemunha que seja justa para se começar a libertar do peso da vergonha, da culpa e da raiva, que nunca pode começar a libertar se não encontrou o contexto certo para o fazer. Da minha experiência, o que tenho encontrado que traumatiza mais que a experiência traumática em si mesma, é a falta de compaixão e de apoio que a pessoa encontra quando tenta encontrar ajuda. Ainda é culpabilizada, também por terapeutas ("tu atraíste essa situação para  tua vida"). É muito triste e fere profundamente o coração. Coragem. Merece esta cura, atravessar o medo e encontrar o Amor do outro lado.

Cenas "caricatas" em consultório. Quando uma pessoa faz sessões com um psicólogo, conta a sua versão dos factos, o psicólogo diz o que observa, e a pessoa aproveita e vai dizer ao outro companheiro que o psicólogo "disse que a culpa é sua"... será?

Pede-se muitas vezes às crianças paciência e tolerância perante más atitudes de adultos. São criticadas quando se defendem e se queixam de injustiças. São desvalorizadas no que sentem "também não foi bem assim, exageras".

Pessoas saudáveis mentalmente e emocionalmente capazes de colocar um fim a ciclos de violência, perante si mesmas e os outros- muitos de nós somos a geração que abraçou essa missão.

Muitas pessoas têm sintomas que se habituaram a fazerem parte do seu dia-a-dia, como sendo "normal" fazer parte da vida e do contexto social em que vivemos. Ansiedade, stress, sentimentos de solidão, desconexão, dificuldade relaxar, em dormir, em se relacionar intimamente... e a sensação de se ser impossível saltar fora desta aparente "rodas dos...

A maior parte dos abusos sexuais em crianças acontece no seio familiar, e/ou com amigos da família.